Conservatória

Conhecida internacionalmente como a Cidade das Serestas, Conservatória ainda mantém a tradição das Serestas por suas ruas nas noites de sextas e sábados. Essa tradição foi grandemente reforçada pelos irmãos Joubert e José Borges de Freitas que criaram o Museu da Seresta.
Além de sua famosa Seresta, o turista pode encontrar outros atrativos no distrito como:

– A Ponte dos Arcos, um grande feito da engenharia da época que ainda utilizava o óleo de baleia para dar liga à argamassa da estrutura;

– O Túnel que Chora que recebeu este nome por conta da água da chuva que percola as rochas e cai como gotas nas extremidades do túnel. Com aproximados 100 metros de comprimento cavados em predra bruta pelos escravos para passagem da “Maria Fumaça”.

– Maria Fumaça. No Brasil desde 1920, essa locomotiva ligava os Estados do Rio e Minas Gerais. Era propriedade da antiga Rede Mineira de Viação. Hoje, é um monumento em Conservatória.

– O Mirante da Serra da Beleza, uma visão incrível de parte da Serra da Mantiqueira no Estado de Minas Gerais. A Serra da Beleza também é conhecida pelos vários relatos de avistamentos de OVNIs, alguns deles documentados no Programa Encontro Extraterrestre do canal The History Channel.

– Instituto Waldir Azevedo, Local destinado a preservação do choro e das obras do Mestre do Cavaquinho Waldir Azevedo, contendo espaço para eventos e o acervo do artista.

– Sonora, Uma casa dedicada à MPB no coração da seresteira Conservatória, uma aconchegante cafeteria e uma escola musical gratuita para comunidade.

– Cine Centimetro, No mágico vilarejo de Conservatória, a única réplica de que se tem conhecimento no universo das atrações cinematográficas do extinto Cine Metro Tijuca, que reinou majestosamente na praça Sans Peña (Tijuca/RJ) durante 35 anos (1941 – 1976)Na época abrigava com inigualável conforto, 1.800 frequentadores . Hoje, no Centímetro que restou, abriga e reconduz ao passado, 60 “viajantes do tempo”.Para voltar ao passado e regatar o clima da época dos saudosos cinemas de rua, visite o Centimetro-Tijuca e sinta o “glamour” da época, revendo suas pecas originais.A visitação inclui exibição, em película, de antigos clips e trailers da MGM.

Conservatória também já serviu de palco para muitas novelas, propagandas comerciais e documentários.
O Distrito está localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro e pertence ao Município de Valença.